Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Manaus inicia trabalho emergencial de contenção de trecho erodido na avenida Torquato Tapajós

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta terça-feira, 21/2, o trabalho emergencial para conter o desbarrancamento de uma calçada na avenida Torquato Tapajós, nas adjacências da rua Senador Raimundo Parente, bairro Flores, zona Centro-Sul.

Os trabalhos iniciaram com a limpeza do igarapé dos Franceses que passa no local. “Vamos implantar uma contenção com rip-rap nas laterais do igarapé e fazer o desassoreamento, para garantir que as chuvas não impactem mais a calçada e a via”, explicou o secretário de Obras, Renato Junior, enquanto vistoriava o início dos trabalhos.

As equipes da Seminf vão recompor o canal e o alargamento do igarapé, para dar maior vazão às águas no leito. “Importante ressaltar que a obra não vai comprometer o fluxo de veículos nem de pedestres nessa área. O trânsito segue livre”, complementou Renato Junior.

“A ponte que fizemos há menos de um ano está a 70 metros de distância desta obra, portanto não há relação nenhuma com a erosão. Nossas equipes de engenharia asseguram que os condutores podem passar com segurança pela ponte”, concluiu o secretário.

A erosão ocorreu próximo ao igarapé, paralelo à pista. As fortes chuvas na cidade provocaram o aumento do nível da água, contribuindo para o incidente.

O secretário de Obras assegurou que os trabalhos no local serão executados de forma emergencial. “Assim que o problema foi identificado, o prefeito David Almeida determinou que fosse solucionado de forma imediata. Já temos equipes neste trecho. Atuaremos pelos próximos 25 dias. Inicialmente, serão feitas as ensecadeiras, popularmente conhecidas como rip-rap, para garantir a segurança no local, evitando novos deslizamentos”, assegurou Renato, acrescentando que não haverá interdição na via para a obra, portanto, as avenidas Torquato Tapajós e Raimundo Parente, que são de intenso fluxo, não serão obstruídas.

 

Clima Agora

Não deixe de ler