Pesquisar
Close this search box.

Obras de concretagem e início da galeria pluvial dão contorno ao parque Amazonino Mendes

Os dias de tempo firme na capital amazonense são ótimos para o avanço das obras da Prefeitura de Manaus de construção do parque Amazonino Mendes, entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, na divisão entre as zonas Leste e Norte.

A intervenção, com projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), vai dar aos bairros uma área inédita de lazer e turismo para a população, sendo o primeiro parque linear desta escala na cidade.

Com o ritmo acelerado, a área antes abandonada e sujeita a ocupações irregulares, ganha contornos de futuro parque, com parte de estrutura já visível, especialmente de quiosques, ciclovia, quadras e plantio de grama no talude.

E as obras seguem com o início da operação para a construção de 20 metros da galeria de águas pluviais, com limpeza e locação no terreno.

No platô A da empreitada, operários trabalham nas alvenarias na quadra poliesportiva e concretagem de viga na quadra de areia, com a conclusão da escavação de sapatas para o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs); e aterro da área dos blocos habitacionais.

O CAPs terá 626,20 metros quadrados de área construída, contando com recepção, consultórios, farmácia, medicação, enfermagem, https://amazonaschapaquente.com.br/wp-content/uploads/2018/03/WhatsApp-Image-2018-03-07-at-11.04.22-PM-1.jpegistração, rouparia, direção, espaço de convivência, copa e banheiros.

No platô B foram iniciados os serviços de plantio de grama nos taludes; execução de meio-fio da passarela para a ciclovia; instalações complementares dentro dos quiosques gourmet; e montagem de alambrados da quadra de areia.

Ainda nesse trecho do parque são executadas obras para a construção de playground e playpet, que recebem concretagem; regularização de pisos dos quiosques; concretagem no setor multiuso; e andamento da ciclovia e passarela, além do plantio de grama. A ciclovia e a pista de caminhada terão 2.958 metros de extensão.

No platô B, a intervenção receberá, conforme projeto desenvolvido Implurb, dois paraciclos, espaço multiuso, academia ao ar livre, skate park e áreas de estacionamento. No platô A, a população contará com playground, playground inclusivo, academia ao ar livre, paraciclo e áreas de estacionamento.

“Dois conjuntos de quiosques gourmet vão acomodar atividades voltadas à alimentação, com área de mesas coberta e descobertas por um deck que se integra à faixa saudável. Cada conjunto possuirá banheiros públicos e terá nas proximidades playgrounds”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Planejado para ser um espaço multigeracional e atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, o parque linear terá inéditos playground inclusivo e um play pet. O espaço multiuso servirá para abrigar diversas atividades, desde esportivas, como a zumba, quanto culturais, com apresentação de artistas.

Com uma área tão rica e um tecido urbano a ser reabilitado, o projeto vai criar uma área pública de qualidade, entremeadas por calçadas arborizadas e mobiliários de uso coletivo, permitindo aos moradores resgatar os vínculos e o senso de pertencimento com os espaços ao ar livre e às margens de um igarapé.

A obra é parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.

As calçadas do parque terão a caixa viária regularizada, serão dotadas de passeios, guias, sarjetas, sinalização horizontal e vertical, bem como de dispositivos de microdrenagem e acessibilidade universal (rampas, faixa de pedestre, pontes de interligação).

Obra

A previsão é que o espaço seja entregue em dezembro de 2023 e o prazo de construção é de 360 dias corridos. A obra foi licitada ainda no ano passado, tendo como vencedora a empresa Construtora Progresso Ltda., dentro da concorrência pública 012/2022, realizada pela Comissão Municipal de Licitação (CML), no valor de R$ 47.738,779,20.

A área de sua construção envolve mais de 134.870,30 metros quadrados, sendo que o parque está incluído em três trechos do Promindu, circundando a escola municipal Senador Darcy Ribeiro, estacionamento e quadra poliesportiva, que serão totalmente preservadas.

Na extremidade oposta ao conjunto urbanístico será implantado o parque temático com esculturas de grandes dimensões alusivas à natureza amazônica, obra que ainda será licitada pela prefeitura, com uma diversidade de cenários interativos e lúdicos. Os espaços terão iluminação cênica direcionada, como também alguns vão contar com áreas molhadas com jatos de água.

Clima Agora

Não deixe de ler