Pesquisar
Close this search box.

Governo define projetos estruturantes para o PPA

Projetos na área de educação, saúde, infraestrutura e logística, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros setores estratégicos para o desenvolvimento do Amazonas, foram inseridos no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, durante a oficina realizada hoje (10/07), na sede da Secretaria de Administração (Sead), para a elaboração do projeto. O governador em exercício, Carlos Almeida Filho, disse que o novo PPA tem a linha promissora de estar sendo construído em absoluta sintonia com a realidade orçamentária do Estado, o que torna bem mais viável a sua execução.

“Está sendo desfeita uma ideia corrente de que o PPA é uma peça de ficção. Tudo o que está sendo planejado tem correspondência com as projeções de Orçamento”, resumiu Carlos Almeida. Ele também destacou a integração entre os gestores e técnicos da rede pública estadual que estiveram envolvidos na elaboração do projeto de planejamento em todas as etapas.

O secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, que coordena os trabalhos de elaboração do PPA, destacou a engenharia https://amazonaschapaquente.com.br/wp-content/uploads/2018/03/WhatsApp-Image-2018-03-07-at-11.04.22-PM-1.jpegistrativa de poder combinar o plano de Governo escolhido nas últimas eleições, as propostas dos cidadãos e a execução orçamentária para os próximos quatros anos, envolvidas no projeto do PPA. “Ao final, o que se busca é a melhoria de vidas das pessoas, com mais oportunidades de educação, renda e cidadania”, ressaltou.

Oficinas – A oficina para a elaboração do PPA contou com os titulares de todas as secretarias de Governo, além dos demais dirigentes da rede de órgãos da https://amazonaschapaquente.com.br/wp-content/uploads/2018/03/WhatsApp-Image-2018-03-07-at-11.04.22-PM-1.jpegistração indireta, um grupo de aproximadamente 140 gestores. Foram formados 11 grupo de trabalho por áreas afins, que debateram um total de 19 projetos estruturantes.

O Biópolis Amazonas, projeto estruturante transversal que reúne as secretarias de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Fazenda (Sefaz), Meio Ambiente (Sema), Produção Rural (Sepror) e Infraestrutura (Seinfra), propõe a formulação de políticas públicas que têm no conhecimento da natureza sua matriz de desenvolvimento econômico sustentável. A tarefa é agregar à matriz econômica existente (PIM) o desenvolvimento sustentável. Outra tarefa é incorporar o interior a esse processo, desenvolvendo a economia e distribuindo riqueza para essas populações.

Os projetos estruturantes definidos nas oficinas desta quarta-feira (10/07) serão compartilhados em novas oficinas com técnicos das secretarias para alinhá-los à Agenda 2030 Brasil – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca a promoção do bem-estar, qualidade e humanização no atendimento ao cidadão, a promoção do crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego e trabalho e a melhoria dos serviços públicos.

Clima Agora

Não deixe de ler