Governo entregou Cetis em Benjamin Constant, Nova Olinda do Norte e Lábrea
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, inaugurou três centros educacionais de Tempo Integral (Cetis) no interior do Amazonas, somente em 2019. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 67 milhões na construção das unidades de ensino, que, juntas, atenderão a mais de 2.800 alunos. Para este ano, o Governo do Estado já possui agendada a inauguração do Ceti de Presidente Figueiredo, localizado a 117 quilômetros de Manaus.
A primeira unidade de Tempo Integral inaugurada pelo governador Wilson Lima foi o Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, no último mês de agosto, em Benjamin Constant. Logo em seguida, foi a vez de Nova Olinda do Norte receber o Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em outubro.
Pouco mais de um mês após a inauguração, o governador Wilson Lima voltou ao interior do estado para entregar o Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, desta vez no município de Lábrea.
As unidades de Tempo Integral inauguradas em 2019 possuem o mesmo padrão e contam, cada uma, com 24 salas de aula, dois laboratórios de ciências e um laboratório de informática, uma biblioteca, um Espaço Google, cinco salas para https://amazonaschapaquente.com.br/wp-content/uploads/2018/03/WhatsApp-Image-2018-03-07-at-11.04.22-PM-1.jpegistração, consultório odontológico, sala para atendimento psicológico, enfermaria, sala de professores, sala de coordenação, pátio coberto, cozinha com balcões em aço inox, banheiros femininos e masculinos nos três pavimentos de corredor dos Cetis.
Além disso, as unidades têm, ainda, uma ampla área dedicada à prática esportiva. Nela, estão dispostos: quadra poliesportiva, campo de futebol, piscina semiolímpica, vestiários e salas de dança, música, artes marciais, fanfarra e ginástica, para atender alunos tanto da sede do município, quanto das zonas rurais e ribeirinhas do entorno.
Para o início deste ano, o Governo do Amazonas já possui agendada a entrega do Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo. “Essas inaugurações representam não somente novas vagas para a educação no Amazonas, como também uma melhoria na qualidade do ensino. Estando em uma escola de tempo integral, o aluno terá um turno destinado a atividades complementares, como arte, música e reforço escolar. Isso mostra o esforço do Governo para que a nossa educação melhore cada vez mais, principalmente no interior”, afirmou a secretária executiva adjunta do Interior, Ana Maria Araújo.
Revitalizações – Junto à inauguração dos Cetis em Benjamin Constant, Nova Olinda do Norte e Lábrea, o Governo do Amazonas revitalizou 228 escolas no interior do Estado. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 18 milhões nos trabalhos.
As revitalizações aconteceram em 43 municípios do interior, como Alvarães, Anori, Jutaí, Parintins e Tabatinga. O pacote de reformas inclui reparos na estrutura, rede elétrica e mobiliário, dentre outras obras.
“O processo de ensino-aprendizagem é fundamental, e sabemos que a infraestrutura das escolas influencia bastante nisso. Precisamos, sim, de professores e profissionais bem qualificados, mas nossas unidades têm de ter também boas condições físicas para que os alunos se sintam melhores e consigam desenvolver seus processos de aprendizagem com mais facilidade”, destacou Ana Maria Araújo.